Fornecedor oficial autorizado pelo sistema de ensino Colégio Objetivo desde 1990.

Blog

Categoria: Dicas Data: 27 de julho de 2019
Como tirar manchas das roupas? (Parte 2)

Na primeira parte deste guia, ensinamos como remover manchas de frutas, verduras e legumes. Agora, você verá como remover outros tipos de mancha – alguns são bem desafiadores, como café, suor, maquiagem etc.

 

Mas como nós acreditamos que o tempo é precioso, achamos que ninguém precisa passar horas brigando com uma mancha, seja no uniforme das crianças, seja naquele vestido lindo. Portanto, saber lidar com manchas nas roupas é questão de qualidade de vida! Conte conosco nessa missão.

 

COMO TIRAR MANCHAS – PRIMEIROS PASSOS

 

  • Para tirar manchas das roupas, o mais importante é agir rápido. Isso porque com o tempo elas penetram nas fibras e dificultam (ou até impossibilitam) a sua remoção.

 

  • Se a origem da mancha for um produto espesso como vela ou tinta, a primeira coisa a ser feita é raspar delicadamente a parte afetada com uma espátula.

 

  • Use sempre um tecido branco e limpo ou um chumaço de algodão embebido no produto indicado para a remoção. E nunca esfregue com força. Em vez disso, dê pequenas e repetidas batidinhas sobre a mancha. 

 

  • Antes de utilizar um produto, verifique sempre se ele não degrada a cor, experimentando-o em uma região pequena na parte interna da roupa. Leia as recomendações do fabricante, caso tenha alguma dúvida. 

 

  • Para evitar “aréola”, inicie pela borda da mancha e vá se aproximando do centro. Evite usar grande quantidade do produto de limpeza, é melhor acrescentá-lo aos poucos.

 

  • Solventes inflamáveis devem ser usados com prudência e lembre-se sempre de mantê-los longe do alcance de crianças.

 

  • Efetue sempre uma lavagem após tratar a mancha, independentemente do produto utilizado.

 

CAFÉ, CHÁ, CHOCOLATE

Molhe imediatamente com água fria. Em seguida, esfregue de leve com um pano embebido com vinagre branco. Sobre tecido branco, utilize água oxigenada de 10 volumes.

 

GRAXA E PICHE

Coloque em cima da mancha uma camada de manteiga ou margarina. Deixe agir algumas horas. Tire o grosso da gordura raspando delicadamente com uma espátula e em seguida limpe como uma mancha de gordura.

 

GORDURA, ÓLEO, MANTEIGA

Tirar a mancha em dois tempos:

1) Dissolva o corpo gorduroso esfregando levemente com tetracloreto de carbono ou solvente apropriado para tecido.

2) Polvilhe com talco neutro, que absorverá a mancha. Deixe agir de 2 a 3 horas depois de escovar.

 

CANETA ESFEROGRÁFICA

Sobre lã – esfregue tetacloreto de carbono apropriado para tecido. 

Sobre poliéster – remova com acetona.

 

TRANSPIRAÇÃO

Em tecidos resistentes, esfregue as manchas com água oxigenada. Em tecidos delicados, deixe de molho meio dia em uma mistura de água fria e vinagre branco.

 

SANGUE

Em tecidos resistentes, esfregue as manchas com água oxigenada. Em tecidos delicados, deixe de molho meio dia em uma mistura de água fria e vinagre branco.

 

ERVAS

Esfregue ligeiramente com um pano embebido em álcool comum. Se a mancha persistir, em tecidos brancos de algodão pode-se tentar remover a mancha com uma mistura de água com água sanitária. Em tecidos de outras matérias-primas, utilize álcool 90°ou vinagre branco.

 

FERRUGEM

A mancha de ferrugem deve ser eliminada de imediato para evitar que o óxido férrico corroa o tecido, causando um buraco na roupa. Utilize suco de ½ limão adicionado a uma colher de café de sal refinado para remover a mancha.

 

LAMA

Deixe secar e, em seguida, escove (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passe no tecido um destes produtos: água com vinagre (2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 250ml de água) ou água com amoníaco (1 colher de sopa para ½ litro de água).

 

MAQUIAGEM

Aplique sobre a mancha álcool 90°.

 

MOFO

Em tecido branco ou de cor resistente, mergulhe e deixe um pouco na água com água sanitária. Em tecidos coloridos umedecer com suco de limão mas, no caso dos tecidos sintéticos – brancos ou coloridos – deixar de molho com um pouco de leite.

 

VELA

Tire o máximo da crosta de cera raspando-a delicadamente dos dois lados do tecido com uma

espátula. Se a vela for branca, coloque o tecido entre duas folhas de papel-toalha e passe com ferro morno, trocando o papel à medida que ele absorver a vela derretida. Lave normalmente. Caso a mancha gordurosa resista, você pode tentar eliminá-la depositando um pouco de álcool puro sobre o local e esfregando com as mãos depois de 5 a 10 minutos.

 

CHICLETE

Passe uma pedra de gelo até que o chiclete endureça. Raspe com uma espátula para retirar a goma de mascar endurecida e complete a lavagem normalmente.

MANCHAS SECAS

Umedeça a parte afetada com vinagre branco e deixe agir por alguns minutos. Depois lave a peça normalmente, enxaguando em água abundante. Outra dica é passar uma pasta de perborato de sódio e água, antes de água oxigenada. 

 

Truque de mãe

 

Existe uma receita que costuma resolver a maioria das manchas. É daquelas receitas que passam de mãe para filha. Caso você não a conheça pode tentar – mas tome cuidado com tecidos que soltam tinta, preferindo tratá-los separadamente.

 

Ingredientes

 

Para um balde de roupas

 

Bicarbonato – uma colher de sopa bem cheia

Álcool – 100 ml

Sabão em pó de sua preferência – a quantidade é a que normalmente você usaria para deixar essa quantidade de roupas de molho

Água fervente (bem quente mesmo!) – o suficiente para que toda a água do balde fique quente. 

 

Como usar

 

Sugerimos que você dissolva o sabão em pó na quantidade mínima necessária para isso. O restante de água que completará o balde deve estar quente. Deixe para colocar o álcool por último. Dissolva o bicarbonato (pode ser com o sabão). Acrescente a água, o álcool e coloque as roupas. Deixe de molho pelo menos até o dia seguinte. Ao longo do dia, você pode colocar mais um pouco de água quente se observar que as manchas não estão saindo. 

 

Esperamos que essas dicas te ajudem na luta contra as manchas. Conte a sua história pra gente – funcionou? Qual dica te ajudou mais? Aproveite e compartilhe esse post para ajudar quem precisa se livrar de manchas nas roupas. E todo mundo briga pelo menos uma vez na vida com uma mancha na roupa, não é mesmo? 😉

Tags:
Compartilhe este post: