Fornecedor oficial autorizado pelo sistema de ensino Colégio Objetivo desde 1990.

Blog

Categoria: Dicas Data: 8 de julho de 2019
Como tirar manchas das roupas? (Parte 1)

Manchas nas roupas são grandes desafios em todos os lares. Com crianças ou não, elas sempre marcam presença nas roupas e testam a paciência de quem tem a missão de cuidar delas. Mas alguns truques podem facilitar (e muito!) a vida de quem trava essas batalhas do cotidiano. Manchas sempre vão aparecer, mas ninguém precisa sofrer com isso!

Como cada tipo de mancha tem uma forma mais adequada de eliminação, temos muitas sugestões para dar. Por isso, dividimos esse guia em duas partes. Nesse post, separamos dicas gerais e um tutorial de remoção de manchas de frutas, legumes e verduras. No próximo post, você verá como tirar outros tipos de manchas, como por exemplo, de ferrugem, graxa e lama.

COMO TIRAR MANCHAS – PRIMEIROS PASSOS

Para tirar manchas das roupas, o mais importante é agir rápido. Isso porque com o tempo elas penetram nas fibras e dificultam (ou até impossibilitam) a sua remoção.

Use sempre um tecido branco e limpo ou um chumaço de algodão embebido no produto indicado para a remoção. E nunca esfregue com força. Em vez disso, dê pequenas e repetidas batidinhas sobre a mancha.

Antes de utilizar um produto, verifique sempre se este não degrada a cor, experimentando-o em uma região pequena na parte interna da roupa. Leia as recomendações do fabricante, caso tenha alguma dúvida.

Para evitar “aréola”’, inicie pela borda da mancha e vá se aproximando do centro. Evite usar grande quantidade do produto de limpeza, é melhor acrescentá-lo aos poucos.

Solventes inflamáveis devem ser usados com prudência e lembre-se sempre de mantê-los longe do alcance de crianças.

Efetue sempre uma lavagem após tratar da mancha, independentemente do produto utilizado.

Como tirar manchas de frutas das roupas

As manchas de frutas e verduras se oxidam no ar, especialmente no calor (na secagem ou quando se passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena e se fixam nas fibras. Por isso, quanto mais rápido o tecido manchado for tratado, maiores serão as chances de remoção total.

Abacate: o abacate é uma fruta oleosa e para tirar a sua mancha, basta lavar a roupa em água quente e sabão.

Caju: coloque sobre a mancha uma mistura de água e bicarbonato de sódio. Estenda a peça de roupa ao sol mantendo o bicarbonato sempre úmido.

Caqui e Pêssego: primeiro esfregue a mancha com detergente de pratos e aplique em seguida uma mistura de álcool e vinagre. Deixe de molho e esfregue de vez em quando. A mancha deve sumir em até dois dias. Se a roupa for branca, experimente esfregar com sabonete de coco e deixe de molho ao sol com um pouco de alvejante.

Ameixa e Tomate: umedeça a roupa manchada e depois polvilhe amido de milho sobre a mancha. Deixe agir até que a mancha se desprenda. Depois, retire o amido e lave como de costume.

Banana: esfregue um algodão embebido em querosene sobre a mancha.

Jabuticaba e Uva: esfregue um pano embebido em água oxigenada ou derrame leite frio sobre a mancha e deixe secar. Lave a peça normalmente e enxágue bem. Repita esta operação até a mancha desaparecer.

LEGUMES & VERDURAS

Se as manchas forem recentes, coloque sal diretamente sobre elas. Depois, dissolva 1 colher de sopa de álcool ou amoníaco em um copo de água bem quente. Mantenha o tecido bem esticado e vá despejando esta solução sobre a mancha.

Tags:
Compartilhe este post: