Fornecedor oficial autorizado pelo sistema de ensino Colégio Objetivo desde 1990.

Blog

Categoria: Dicas Data: 31 de janeiro de 2020
Adaptação à escola

As férias estão acabando e com o início das aulas vem o período de adaptação à escola. Seja uma criança que está começando a frequentar o ambiente escolar, seja uma criança que está retornando, é necessário ajudá-la a se acostumar com a alteração na rotina. Crianças são naturalmente mais sensíveis às mudanças! Por isso, separamos algumas dicas para que essa transição seja suave e agradável. Afinal, a volta às aulas é um momento de alegria e deve ser associada a coisas boas!

Crie expectativa

Converse com seu filho, conte animadamente tudo de bacana que ele vai viver na escola, intercalando com as novidades, como a mudança de série, de instituição de ensino ou mesmo o ingresso nesse novo universo. Para animá-lo, enumere os benefícios, como reencontrar amigos (ou conhecer novos), fazer descobertas, brincar e se divertir etc. Ninguém conhece melhor seu filho do que você! Então pense com carinho nessa lista e destaque o que ele vai valorizar mais.

Adote uma linguagem bem positiva, transmita segurança e prepare seu pequeno para os dias escolares estimulando sua curiosidade para deixá-lo interessado no que está por vir. Dessa forma, você reduz as chances de ele ficar ansioso ou estressado.

Dialogue

Ao fim do dia, ouça seu filho. Acolha suas emoções, permita que ele fale sobre seus medos, frustrações, alegrias e conquistas. Ajude-o a processar o que está vivendo, tenha paciência e seja empático sem julgar. Esse apoio é fundamental para o amadurecimento da criança e a ajuda a lidar melhor com as transições da vida e a apreciar o novo de mente aberta.

Organize-se

Ajuda muito retomar a rotina (ou adotar uma nova) alguns dias antes do início efetivo das aulas. Isso vale para alimentação, sono e lazer. Quanto mais ajustados aos horários os pequenos estiverem nos primeiros dias de aula, mais tranquilos e menos cansativos eles ficarão.

Planejar as lancheiras da semana também é muito útil: além de evitar que você recorra a comidas prontas e menos saudáveis, agiliza o tempo de preparo. Por exemplo, você já pode deixar frutas higienizadas para todo o período. Dependendo da idade do seu filho, convoque-o para ajudar – ele vai adorar e vocês desfrutarão de ótimos momentos juntos!

Na véspera de cada dia, deixe a mochila organizada e verifique o uniforme. Quanto mais coisas você puder adiantar, melhor. Dessa forma, você reduz o estresse e a possibilidade de esquecer algo importante.

Tags:
Compartilhe este post: