Fornecedor oficial autorizado pelo sistema de ensino  

Inteligência Emocional. O significado e a importância das emoções são fundamentais para a trajetória do seu filho.

A inteligência emocional é parte fundamental no desenvolvimento humano e tem impacto direto em nossa qualidade vida.
A família tem um papel de grande importância no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Mas afinal, o que são as habilidades socioemocionais?
São as competências que os seres humanos têm para lidar com suas emoções e gerenciar suas metas de vida, além de auxiliarem na maneira como nos relacionamos com outras pessoas.
Estamos falando de habilidades que envolvem o autoconhecimento, a empatia, o espírito colaborativo e a resiliência.
Se isso é tão bom, como ensinar aos meus filhos?
Você pode ensinar o seu filho a reconhecer e a gerenciar as próprias emoções.
Para isso, atividades lúdicas são fortes aliadas já que desenvolvem a criatividade e, ao mesmo tempo, ensinam a criança a se comunicar, a socializar, a liberar as emoções e a construir seus próprios pensamentos, ou seja, a desenvolver mais potencialidades.
A leitura, por exemplo, estimula o aumento do vocabulário e o exercício da imaginação e, com isso, uma forma mais eficaz de expressar os sentimentos. Além disso, com a leitura, aprendemos valores comuns e a formação de critérios, sem contar, a grandiosa, aventura nos caminhos do saber.
As atividades físicas também contribuem já estimulam a autonomia e a independência, fortes pilares para aprendermos a canalizar a energia e a capacidade criativa e social.
E ainda, a arte e a música. Fortes aliadas no processo de reconhecer e gerenciar as próprias emoções.
Na infância formamos a base do nosso conhecimento e a nossa visão de mundo. Estruturando habilidades que serão levadas para a vida toda e, assim, influenciando a qualidade e o sucesso que teremos na vida adulta.
Portanto, esteja atento a maneira como seus filhos expressam suas emoções e contribua para que esse processo seja leve, prazeroso e mais uma forma de educação, orientada para a formação de um cidadão consciente e capaz de gerir seus sentimentos, suas relações interpessoais e suas metas de vida.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios *

Pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Direto do Blog

18Sep  ►   Promoção primavera
17Aug  ►   INVERNO
16Aug  ►   DIA DA ARVORE
08Aug  ►   DIA DOS PAIS